26 de junho de 2019

26 de junho de 2019

Contabilidade


No varejo, você lida com inúmeras transações todos os dias e, por isso, é fundamental estar por dentro de tudo o que a lei exige do ponto de vista contábil/fiscal. Além disso, é preciso cumprir com os prazos de entrega dos obrigações, como SPEDs, por exemplo. Por este motivo ter o suporte de empresas e consultores especializados em contabilidade para supermercados é fundamental para garantir o cumprimento correto das obrigações.

IR - Fique por Dentro

Por Claudiani Fava Irmer 26 de junho de 2019
O cenário atual, com constantes mudanças tributárias, exige um acompanhamento periódico, quase que diário, da legislação. Entretanto, são tantas as atividades no dia a dia do varejista, que torna quase impossível dedicar tempo à essa rotina. É claro que o contador é de grande ajuda, mas uma empresa especializada nestas informações, pode ajudar e resolver muitos problemas neste cenário de mudanças.
Por Claudiani Fava Irmer 26 de junho de 2019
Se levarmos em consideração a grande quantidade de produtos, especialmente do supermercadista, a exigência de um controle minucioso da tributação de cada item implica em investimento para se obter uma gestão saudável e amparada legalmente. Não há uma boa base para a gestão de um varejo, senão com um cadastro de produtos corretamente classificado. Dentre todas as particularidades de cada produto, neste artigo tratamos dos dados tributários, aqueles que influenciam diretamente o custo da mercadoria, o seu preço de venda e, consequentemente, os impostos a serem pagos. São muitos os tributos, porém alguns estão ligados diretamente ao produto. O PIS, COFINS e ICMS influenciam o resultado do seu negócio, razão pela qual a importância de se classificar corretamente todos os itens para o cálculo correto dos impostos. Com a NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e o SPED, o fisco tem em mãos um mundo de informações e nem precisa ir até o seu estabelecimento para constatar a existência de algum passivo tributário. Constamos que muitas empresas pagam errado o imposto e, por incrível que pareça, alguns pagam a maior. A questão é: como posso estar tranquilo de que estou pagando corretamente os impostos? O único caminho é manter o seu cadastro de produtos atualizado. Acompanhar as novidades e mudanças, não acreditar que um cadastro correto irá se manter se não houver acompanhamento. Sabemos que é um trabalho exaustivo, cuja execução deve ser avaliada pela empresa. Qual é o melhor caminho: qualificar os funcionários da empresa e realizar internamente ou ter ajuda de empresas especializadas? Temos constatado que o custo de empresas compensa, em muito, quando comparados à necessidade de manter equipe de colaboradores constantemente “antenadas” nas constantes alterações legais.